Quem são os imortalistas, que pretendem romper os limites da longevidade

Livro conta como bilionários e cientistas se uniram numa corrida para driblar a morte O imortalismo acredita na imortalidade da alma e é o alicerce de inúmeras religiões. Já os imortalistas a que me refiro têm outra meta, nada espiritual: expandir, quase indefinidamente, os limites da longevidade através da ciência. O tema, tão fascinante quanto polêmico, é o objeto de estudo do jornalista Peter Ward, que acaba de lançar o livro “The price of immortality – the race to live forever” (“O preço da imortalidade – a corrida para viver para sempre”), ainda sem tradução para o português.

Ler matéria completa

Cuidadores: como conviver com a frustração de quase nunca receber elogios

A sensação de que a dedicação e os sacrifícios passam despercebidos pode levar a um estado de exaustão Embora já tenha tratado dos desafios de ser cuidador em diversas ocasiões, faz algum tempo que não escrevo sobre o assunto. Provavelmente foi a coluna da quinta-feira passada, sobre como as mulheres demoram a buscar ajuda quando enfrentam um quadro de ansiedade e depressão, que me motivou a voltar ao tema. O motivo? São elas, quase sempre, as cuidadoras de um ente querido que se torna dependente por causa de uma demência ou doença crônica grave. Além de filhos, carreira profissional e da administração da casa, acumulam mais essa atividade, que envolve um alto grau de estresse – e muito pouco reconhecimento.

Ler matéria completa

Ex-BBB Flay desabafa sobre chip da beleza: 'Destruiu minha pele'; implante não é recomendado por especialistas

Implante hormonal foi criado para tratar sintomas menstruais, mas popularmente é usado para fins estéticos. O chip da beleza não é recomendado por especialistas, e efeitos colaterais podem causar alteração no clitóris e mudança de voz. Flayslane no clipe de 'Osmar'

Ler matéria completa

Por que a menopausa está diretamente ligada ao declínio da saúde cardiovascular

A Sociedade Europeia de Cardiologia divulgou estudo sobre o impacto das alterações hormonais durante o climatério Na semana passada, a Sociedade Europeia de Cardiologia fez um alerta que interessa a todas as mulheres: as alterações hormonais que ocorrem no climatério, isto é, a fase que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, estão diretamente relacionadas ao declínio da saúde cardiovascular feminina. A pesquisa, publicada na revista científica “European Journal of Preventive Cardiology”, que pertence à entidade, indica que os níveis do mau colesterol sobem durante a menopausa e 10% dessa oscilação para cima estão atrelados à queda na produção o estrogênio, o hormônio protetor feminino, e ao aumento do FSH (hormônio folículo-estimulante). As mulheres costumam entrar na menopausa entre os 48 e 52 anos e estudos anteriores já haviam assinalado a elevação do risco para doença cardiovascular.

Ler matéria completa

Casal de idosos se torna símbolo de resistência em paraíso turístico

Iuda e Libório mantêm casinha de taipa em região rodeada de empreendimentos de luxo No início do mês, passei uma semana em Alagoas e de lá trago uma história de protagonismo e resistência. Em São Miguel dos Milagres, pequeno município que integra a rota ecológica do estado e vem atraindo turistas de todos os cantos do país, Iuda e José Libório são apresentados como um dos casais mais antigos da região. Ele tem 75 anos e, ela, 66 e, provavelmente, não são os mais velhos da cidade, mas é o bastante para terem se transformado nos idosos “instagramáveis” do pedaço, com direito a muitas fotos e quase 5.400 seguidores.

Ler matéria completa

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada; veja como participar

Evento está programado para segunda-feira (16), a partir das 10h, e celebra o Dia Internacional da Luz. Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, reforça a ciência no enfrentamento do novo coronavírus

Ler matéria completa

'Fuga de jalecos': a onda de profissionais da saúde que trocam Brasil pelos EUA

Carência de dentistas, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas no país e promessas de salários altos têm despertado movimento de migração. Os Estados Unidos encerraram o mês de março com 11,5 milhões de vagas de emprego abertas - o maior número já registrado na história do país

Ler matéria completa

Mulheres com depressão demoram a buscar ajuda

Segundo pesquisa, seis em cada dez relatam que o problema foi ignorado ou minimizado por parceiros, amigos ou a família Duas em cada três mulheres diagnosticadas com ansiedade ou depressão dizem ter chegado ou estar à beira do limite no que tange à sua saúde mental. Entre aquelas sem um diagnóstico, quatro em cada dez afirmam se encontrar no mesmo tipo de situação. Ainda assim, 51% esperam até um ano antes de buscar tratamento e seis em cada dez relatam que o problema foi ignorado ou minimizado por parceiros, amigos ou a família. Esse é o resultado de uma pesquisa nacional realizada nos Estados Unidos, entre fevereiro e março, realizada pelo GeneSight Mental Health Monitor, ligado à Myriad Genetics – a empresa é especializada em testes genéticos e tem um braço para analisar o impacto dos medicamentos prescritos por psiquiatras de acordo com o DNA de cada indivíduo.

Ler matéria completa

Jovem cientista brasileiro cria marcador que determina a idade biológica com mais precisão

AltumAge é um relógio epigenético capaz de associar o envelhecimento celular ao surgimento de doenças A coluna sempre festeja quando se depara com um avanço da ciência brasileira, mas hoje a comemoração é dupla, dada a idade do cientista. Quero apresentar a vocês um jovem de 23 anos do qual, certamente, ainda ouviremos falar muito. Lucas Paulo de Lima Camillo formou-se em bioquímica pela prestigiosa Brown University, nos Estados Unidos, e agora cursa medicina em Cambridge, no Reino Unido. No dia 19 de abril, a revista científica “npj Aging”, especializada na área do envelhecimento, publicou artigo do qual ele é o primeiro autor, ou seja, o principal colaborador. O trabalho é sobre um biomarcador, criado por Camillo, para medir a idade biológica de um ser humano a partir de qualquer tipo de substância do organismo: sangue, saliva ou amostra de tecido.

Ler matéria completa

Golpes financeiros têm novas modalidades e não param de crescer

As fraudes de engenharia social, que manipulam os usuários para que forneçam dados confidenciais, respondem por 70% dos casos Dia sim, dia não, recebo uma proposta para trabalhar em casa no meu computador ou celular, com possibilidade de ganhar entre 350 e 800 reais por semana. Claro que não é preciso ter “conhecimento avançado”, como diz o texto da mensagem que reproduzo na coluna. Claro que há um link para “Renda Em Casa Net”. Tudo muito simples, exatamente porque se trata de mais um golpe, aproveitando o aflitivo cenário de desemprego e endividamento da população. No fim, uma observação: “caso não tiver interesse, recomende para alguém que esteja precisando”, ou seja, a vítima ainda pode fazer com que outras pessoas caiam na armadilha. É impressionante a “criatividade” do mal...

Ler matéria completa